Pular para o conteúdo principal

Poluição Química

Esses agentes químicos inseridos incorretamente na natureza provocam reações que acabam por desequilibrar o meio, característica comum a todos os tipos de poluição. Dentre os prejuízos causados pela poluição química, além de muitas vezes tornar impróprios para a vida os ambientes onde o resíduo químico foi incorretamente depositado, há a possibilidade de contaminar organismos de outros ambientes por meio da cadeia alimentar, uma vez que esses poluentes podem se acumular nos organismos.
No caso da poluição química do solo, os poluentes podem atingir os lençóis freáticos, contaminando cursos d’água próximos e muitas vezes tornando o terreno impróprio para a agricultura e até para a construção civil. Quando o ser humano entra em contato com águas e solos contaminados por produtos químicos, existe a possibilidade de desenvolvimento de doenças. Dependendo do tipo de poluição química e da concentração na qual se encontra, esse contato pode até provocar óbito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propriedades Gerais da Matéria

São as propriedades da matéria observadas em qualquer corpo, independente da substância que é feito. Extensão: propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço. O volume mede a extensão de um corpo. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa. Inércia: propriedade que a matéria tem em permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, seja em repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil será de alterar seu movimento, e maior a inércia. A massa mede a inércia de um corpo Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço. Compressibilidade: propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida à determinada pressão Elasticidade: propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial depois de cessada a força que age sobre ela Indestrutibilidade: a matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Ex.: Ao ser queimada, a matéria se transform

Química como Ciência Moderna

Como dito anteriormente, durante o século 17 o conhecimento químico era ainda fortemente influenciado pelas ideias da Alquimia. Isto fez com que a afirmação da Química como ciência moderna só ocorresse no século 18, ligada principalmente aos trabalhos de Lavoisier. Nesse caminho, como na Física, os trabalhos de muitos cientistas conhecidos da época estão envolvidos, assim como a contribuição de muitos outros, menos famosos e mesmo anônimos. Dentre eles, pode-se destacar Boyle, Stahl, Hales, Scheele, Priestley, Cavendish. Muitos dos cientistas envolvidos no caminho de afirmação da Química como ciência ao mesmo tempo que empregavam os procedimentos típicos de uma ciência moderna – experimentação controlada, uso do raciocínio indutivo – continuavam a usar também procedimentos e raciocínios típicos da Alquimia. Um exemplo típico é o de Robert Boyle. Considerado por alguns como o “pai da Química moderna”, por seus trabalhos e publicação, é considerado por outros como o “último alquimista”.