Pular para o conteúdo principal

Surgimento da Industria Química

A indústria química abrange a produção de petroquímicos, agroquímicos, produtos farmacêuticos, tintas, polímeros dentre outros. Para ser caracterizado como um produto de origem da indústria química o mesmo deve passar por processos químicos (reações químicas) que formam novas substâncias com características físico-químicas diferentes das substâncias iniciais. O processamento de matérias-primas também está incluso neste segmento da indústria.
É importante lembrar que as indústrias de processamento de alimentos não são, em geral, incluídas no termo “indústria química”.
O surgimento da indústria química se dá pela necessidade de complementação das atividades básicas ligadas à preservação e melhoria da vida humana. 
Como a química é uma ciência extremamente experimental, demorou certo tempo para dispor de recursos teóricos que permitissem realizar as previsões dos resultados e as condições necessárias para que as reações ocorressem. A partir daí a indústria química teve como iniciar suas atividades.
A indústria química, compreendida como atividade industrial, praticamente só começou a existir no século XIX. O grande desenvolvimento e sucesso da indústria química têm como base dois pontos: a descoberta de novos produtos e de materiais (em ensaios dentro dos laboratórios) e a sua transposição para a escala industrial.
O histórico da indústria química mundial corresponde à análise das vantagens competitivas, do sistema fi nanceiro e da política de patentes e incentivos governamentais, além é claro, dos avanços tecnológicos 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propriedades Gerais da Matéria

São as propriedades da matéria observadas em qualquer corpo, independente da substância que é feito. Extensão: propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço. O volume mede a extensão de um corpo. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa. Inércia: propriedade que a matéria tem em permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, seja em repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil será de alterar seu movimento, e maior a inércia. A massa mede a inércia de um corpo Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço. Compressibilidade: propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida à determinada pressão Elasticidade: propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial depois de cessada a força que age sobre ela Indestrutibilidade: a matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Ex.: Ao ser queimada, a matéria se transform

Química como Ciência Moderna

Como dito anteriormente, durante o século 17 o conhecimento químico era ainda fortemente influenciado pelas ideias da Alquimia. Isto fez com que a afirmação da Química como ciência moderna só ocorresse no século 18, ligada principalmente aos trabalhos de Lavoisier. Nesse caminho, como na Física, os trabalhos de muitos cientistas conhecidos da época estão envolvidos, assim como a contribuição de muitos outros, menos famosos e mesmo anônimos. Dentre eles, pode-se destacar Boyle, Stahl, Hales, Scheele, Priestley, Cavendish. Muitos dos cientistas envolvidos no caminho de afirmação da Química como ciência ao mesmo tempo que empregavam os procedimentos típicos de uma ciência moderna – experimentação controlada, uso do raciocínio indutivo – continuavam a usar também procedimentos e raciocínios típicos da Alquimia. Um exemplo típico é o de Robert Boyle. Considerado por alguns como o “pai da Química moderna”, por seus trabalhos e publicação, é considerado por outros como o “último alquimista”.